Eletrolipolise

Remoção de Tatuagem

A remoção de tatuagem refere-se a todos os processos utilizados para eliminar uma tatuagem permanente.
A remoção pode ser feita por diversos motivos: arrependimento, um resultado final diferente do pretendido, por motivos profissionais ou porque o motivo pelo o qual foi feita perdeu o seu significado. Perante esta necessidade cada vez mais crescente em remover tatuagens, foi necessário criar uma técnica de remoção deste pigmento, que por um lado seja segura, e por outro, que produza uma remoção seletiva para cada tipo de pigmento, com riscos mínimo de cicatrização. Antes da existência dos lasers, existiam diversos métodos para remover tatuagens, como por exemplo, a destruição mecânica, química ou térmica dos tecidos. Estes métodos, para além de poucos seguros, eram dolorosos e o aparecimento de cicatrizes era inevitável Atualmente, o tratamento com laser é o mais utilizado para tatuagem e tem os melhores resultados, senão só resta a remoção cirúrgica que deixa “cicatriz".

Mas é muito comum ter dúvidas sobre o procedimento de remoção de tatuagem:

Efeitos Colaterais

Os sintomas que você podem ocorrer pós-tratamento, entre eles estão bolhas, inchaço, aumento da tatuagem, sangramento pontual, vermelhidão e / ou escurecimento temporário. Estes são os efeitos colaterais mais comuns e geralmente desaparecem dentro de duas e três semanas. Se não desaparecer os sintomas, fale com o profissional.
O efeito colateral mais comum é hiper- (escurecimento) ou hipo-pigmentação (clareamento) da pele. Isso geralmente se corrige de 6 a 12 meses depois. Cicatrizes (incluindo cicatrizes quelóides) também são um risco em potencial, bem como infecção, queimaduras e alterações da pigmentação da pele.
A remoção de tatuagem pode ser dolorosa, principalmente se houver muito pigmento injetado na pele naquele local. Tatuagens amadoras, que são menos densas e profundas na pele, costumam doer bem menos. Mas existem formas de amenizar essa dor: "Podem ser usados cremes anestésicos, aplicação de bolsas de gelo antes e durante o tratamento ou o uso concomitante de aparelhos que emitem ar gelado na pele, o que alivia muito o desconforto", sendo suportável, raramente ocorre desistência de tratamento por dor.

Duração

As sessões da remoção de tatuagens não é demorada, a duração em si depende da extensão da tatuagem: "Pode levar de 2 (dois) até mesmo 30 (trinta) minutos", normalmente entre 6 (seis) e 15 (quinze) aplicações com intervalos médios de 1 (um) um mês. "E não há prazo máximo para se repetir o tratamento, por exemplo, pode ser repetido a cada 2 (dois) ou 3 (três) meses, ou até mais", dependendo da recuperação da pele.

Indicação

O tratamento a laser para qualquer finalidade sempre assusta pessoas que têm maior tendência a manchar a pele. "A remoção de tatuagem pode ser feita em qualquer tipo de pele, mas há riscos maiores de alterações de cor (ficar com a pele mais clara ou mais escura) principalmente nos negros ou em pessoas muito morenas", não sendo responsabilidade do profissional.

Contra-indicação

• Não expor a região a ser tratada ao sol até uma semana antes da aplicação e pós aplicação 30 (trinta) dias depois;
• Não ter feridas abertas, infecções cutâneas ou crostas no local a ser tratado;
• Passar anestésico tópico na região no mínimo 30 (trinta) minutos antes da aplicação, caso precise diminuir a sensibilidade;
•Câncer de Pele
•Urticárias


Resultados

Os resultados são variáveis, dependem da profundidade e da qualidade de tinta usada. Quanto mais superficial for a tatuagem, como as feitas por amadores, mais fácil será a remoção”. Normalmente a (tatuagem de cor) preta é mais fácil de retirar do que as coloridas, porém sempre haverá melhora.

Cuidados no Pós Tratamento

No primeiro momento da aplicação do laser na tatuagem forma uma camada branca (“Frosting”/ branqueamento), logo após frosting a pele fica avermelhada e inchada com alguns pontinhos de sangue. Ao sair da clínica manter a ferida coberta com gazes ou filme plástico para evitar esbarrar em algo sujo e causando contaminação. Remover o curativo após 24 horas.
Alivio de dor e melhora cicatrização é indicado aplicação de “soft laser”, conhecido como LLLT (level low light therapy);
Durante 7(sete) dias ou até cicatrização tomar máximo de cuidado na área tratada;
Manter o local da ferida sempre limpa e seca. A ferida molhada demora para cicatrizar;
Comumente ao finalizar sessão aplica tópicos a base de corticoide. O tópico precisa de receita medica para comprar nas farmácias. Outra alternativa é o creme da Cicaplast (La Roche Posay) ou Hipoglos, Bepantol, ambos contem vitamina B5 auxilia no processo de cicatrização;
Caso de dor ou desconforto compressa de gelo ou uso analgésico;
Sempre manter a área hidratada, aplicar tópicos a base de corticoide 2 a 3 vezes por dia até casquinha da ferida cair por completo;
Entre 2 a 7 dias após tratamento evitar atividades físicas, pois o suor pode inflamar, infectar e retardar o processo de cicatrização;
Evitar nadar, frequentar sauna, hidromassagem até ferida sarar totalmente;
Evitar exposição ao sol. Local exposto ao sol indicado utilizar no mínimo fator de proteção FPS 30 pelo menos 3(três) meses após cada sessão.
Se começar a formar crosta na ferida (casquinha) não arrancar, nem esfregar a ferida.

Importante Saber!

Em muitos casos pode não ser possível remover completamente o pigmento da pele, o que dependerá de uma série de fatores. "A cor da tinta e a tecnologia utilizada interferem bastante. Mas existem aparelhos que conseguem remover as marcas por completo"